• Instituto Sol

Inauguração do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Alto Paraíso de Goiás



Os Institutos Sol e Espinhaço promovem na Reserva da Biosfera do Cerrado de Goiás, desde 2016, ações que visam a criação de uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos, incentivando um olhar ampliado para as questões sociais, ambientais, econômicas e de integração do ser com o ambiente ao redor. Dentre as ações, destacamos o Projeto Flor da Vida, iniciado em Minas Gerais no ano de 2009 pelo Instituto Espinhaço e articulado, ao final de 2016, em parceria com o Instituto Sol, para o nordeste goiano. O Projeto Flor da Vida tem como base primordial o ser humano, visando o cuidado integral, a saúde e o bem-estar do indivíduo.

Um dos desdobramentos do projeto foi a construção do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), no município de Alto Paraíso de Goiás. Propositiva iniciada em 2017 pelo Instituto Sol e Instituto Espinhaço, em parceria com a Associação de Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás e Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás.

A origem do NUPICS foi gestada desde a realização do “I Seminário Internacional Sobre Cultura de Paz”, realizado pelo Instituto Espinhaço, Instituto Sol e Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás, em agosto de 2017. Posteriormente, a proposição do NUPICS teve suas bases estruturadas quando da realização do “I Simpósio de Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado de Goiás: Uma ação que Antecipa o Futuro”, em agosto de 2018, também realizado pelas mesmas organizações. Em 28 de fevereiro de 2019, o NUPICS foi oficialmente inaugurado na Unidade Básica de Saúde III do bairro Cidade Alta, como primeiro núcleo de saúde integrativa no território da Reserva da Biosfera do Cerrado em Goiás.


Lara Vieira - Presidente do Instituto Sol

E O QUE É O NUPICS?

O NUPICS de Alto Paraíso de Goiás é uma iniciativa vinculada ao Sistema Único de Saúde – SUS municipal que foi proposta por meio de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público, em consonância com a legislação brasileira – a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, do Ministério da Saúde.

O NUPICS atua no SUS municipal com enfoque na promoção de saúde integral, melhoria da qualidade de vida e auxílio efetivo no processo de saúde, por meio do atendimento médico e tratamento convencional da medicina, associado às práticas integrativas e complementares definidas pelo Ministério da Saúde, sendo os atendimentos feitos voluntariamente por médicos, terapeutas e demais profissionais de saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. O Ministério da Saúde chancela, desde 2006, a utilização das PICS no Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).


Conheça melhor as PICS e o acervo de artigos científicos da BIREME e Ministério da Saúde acessando os sites: http://congrepics.saude.gov.br/galeria.html#!/ e http://mtci.bvsalud.org/pt/

Martinho Mendes - Prefeito de Alto Paraíso de Goiás

Com o objetivo de tratar a saúde pública com a máxima cautela, zelo e segurança, foi constituída a Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CMPICS) de Alto Paraíso, que desde a sua formação realizou o processo de institucionalização das PICS no SUS de Alto Paraíso de Goiás, com reuniões e discussões para a elaboração de documentos que guiam o funcionamento do NUPICS. Dentre eles, foram constituídos: Norma de Conduta dos Terapeutas e Profissionais de Saúde; Código de Ética dos Terapeutas; Termos de Responsabilidade Profissional; Termo de Adesão ao Voluntariado; e informativos veiculados de forma livre à toda comunidade de Alto Paraíso de Goiás.


Izamara Meyer - Presidente da Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso

COLABORE COM ESSA INICIATIVA

O NUPICS conta com uma rede de voluntários, colaboradores e parceiros em crescente expansão, guiados pelo senso de cidadania e dever para com o próximo, que acredita no propósito de transformar o mundo com nossas ações e nosso trabalho esforço voluntário, com entrega e verdade, exemplificando em nosso gesto o mundo novo que almejamos. A proposta é integrar especialistas, pesquisadores, gestores, terapeutas e uma rede de multiplicadores diversos constituindo o caleidoscópio de parcerias que apoiam a realização dessa profícua iniciativa de ação voluntária.

A Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde recebe currículos de voluntários de forma contínua, sendo apreciados mensalmente,. Para maiores informações sobre as práticas incluídas e certificações a comissão pode ser contatada pelo e-mail: cmpics@isol.org.br.

Convictos do bom propósito que nos rege, contamos com a apreciação de todos!


Luiz Cláudio de Oliveira - Presidente do Instituto Espinhaço


0 visualização

© 2017 por Instituto Isol -  Orgulhosamente criado por Mural Ideias

  • Facebook Social Icon