© 2017 por Instituto Isol -  Orgulhosamente criado por Mural Ideias

  • Facebook Social Icon
  • Instituto Sol

Instituto Sol e parceiros realizam reunião sobre o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares


Na última semana de 2018 o Instituto Sol, Instituto Espinhaço, Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso e Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Alto Paraíso de Goiás se reuniram na sede da Secretaria de Saúde para tratar sobre a implementação do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Alto Paraíso de Goiás (NUPICS).

A origem do NUPICS está sendo gestada desde a realização do “I Seminário de Cultura de Paz”, realizado pelo Instituto Espinhaço, Instituto Sol e Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás, em agosto de 2017, no Polo da UAB. Posteriormente, a proposição do NUPICS teve suas bases estruturadas quando da realização do “I Simpósio de Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado de Goiás: Uma ação que Antecipa o Futuro”, em agosto de 2018, também realizado pelas mesmas organizações. Tais fatos demonstram que a vontade determinada, o propósito dirigido e o trabalho abnegado, são forças capazes de gerar bons frutos e boas obras para a sociedade, mesmo em cenários de crises multifacetadas.

O NUPICS é vinculado ao Sistema Único de Saúde - SUS municipal e está sendo proposto por meio de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público, em consonância com a legislação brasileira - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, do Ministério da Saúde.

O Núcleo atuará ofertando atendimento gratuito à comunidade de Alto Paraíso de Goiás, voltados para a promoção da saúde integral, melhoria da qualidade de vida e auxílio efetivo no processo de saúde, por meio do atendimento médico e tratamento convencional da medicina, associado às práticas integrativas e complementares definidas pelo Ministério da Saúde. O NUPICS atuará junto à rede municipal de saúde de Alto Paraíso de Goiás e o atendimento será feito voluntariamente por médicos, terapeutas e demais profissionais de saúde.



40 visualizações