• Instituto Sol

Instituto Sol e parceiros realizam reunião sobre o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares


Na última semana de 2018 o Instituto Sol, Instituto Espinhaço, Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso e Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Alto Paraíso de Goiás se reuniram na sede da Secretaria de Saúde para tratar sobre a implementação do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Alto Paraíso de Goiás (NUPICS).

A origem do NUPICS está sendo gestada desde a realização do “I Seminário de Cultura de Paz”, realizado pelo Instituto Espinhaço, Instituto Sol e Associação dos Terapeutas de Alto Paraíso de Goiás, em agosto de 2017, no Polo da UAB. Posteriormente, a proposição do NUPICS teve suas bases estruturadas quando da realização do “I Simpósio de Saúde Integrativa na Reserva da Biosfera do Cerrado de Goiás: Uma ação que Antecipa o Futuro”, em agosto de 2018, também realizado pelas mesmas organizações. Tais fatos demonstram que a vontade determinada, o propósito dirigido e o trabalho abnegado, são forças capazes de gerar bons frutos e boas obras para a sociedade, mesmo em cenários de crises multifacetadas.

O NUPICS é vinculado ao Sistema Único de Saúde - SUS municipal e está sendo proposto por meio de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público, em consonância com a legislação brasileira - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, do Ministério da Saúde.

O Núcleo atuará ofertando atendimento gratuito à comunidade de Alto Paraíso de Goiás, voltados para a promoção da saúde integral, melhoria da qualidade de vida e auxílio efetivo no processo de saúde, por meio do atendimento médico e tratamento convencional da medicina, associado às práticas integrativas e complementares definidas pelo Ministério da Saúde. O NUPICS atuará junto à rede municipal de saúde de Alto Paraíso de Goiás e o atendimento será feito voluntariamente por médicos, terapeutas e demais profissionais de saúde.


Larissa Michetti (diretora Instituto Sol), Luiz Oliveira (Presidente Instituto Espinhaço), Genilda Cabral (Secretária Municipal de Saúde), Izamara Meyer (Presidente Associação dos Terapeutas), Lara Vieira (Presidente Instituto Sol) e Roberto Bisol (Diretor Instituto Sol)


55 visualizações0 comentário