• Instituto Sol

Médicos do Projeto Flor da Vida no Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica


Médicos voluntários do Projeto Flor da Vida participaram entre os dias 8 e 11 de novembro do XIII Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica e VIII Simpósio Brasileiro de Terapias Antroposóficas, na cidade de Recife-PE. O congresso contou com convidados internacionais, dentre eles Dr. Thomas Breitkreuz, médico antroposófico e diretor do hospital Filderklinic, na Alemanha, referência em antroposofia.


A medicina antroposófica é uma importante racionalidade médica que compõe as 19 modalidades de praticas contempladas na Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, que este ano completou 11 anos e foi ampliada de 5 para 19 práticas reconhecidas pelo Ministério. As práticas antroposóficas, que não são limitadas apenas à medicina, compreendem um entendimento de ampliação do cuidado em saúde, tendo em vista o indivíduo em seus aspectos noo-bio-psico-social, isto é, considerando a biologia, sua condição psiquica-emocional, sua inserção no todo da sociedade em que vive e seu relacionamento consigo mesmo e suas crenças pessoais.


O projeto Flor da Vida tem como base fundamental a junção de saberes entre a medicina convencional e demais práticas integrativas e complementares, salientando ainda a importância da medicina tradicional e dos saberes regionais em todo o processo de cura. As práticas antroposóficas compõem o rol de modalidades trabalhadas no Projeto, que inclui médicos voluntários e terapeutas em prol do atendimento à população do território da Reserva da Biosfera do Cerrado, atualmente no recorte de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.



0 visualização

© 2017 por Instituto Isol -  Orgulhosamente criado por Mural Ideias

  • Facebook Social Icon